Palestra para marcar os 90 anos de Argemiro Pascoal vai ser realizada no TEA

Palestra para marcar os 90 anos de Argemiro Pascoal vai ser realizada no TEA

No último dia 17 de junho o teatrólogo Argemiro Pascoal completaria 90 anos. Desde então atividades estão sendo realizadas para marcar a data.

Uma delas é a palestra ‘Argemiro Pascoal – do sonho ao concreto” que acontece nesta segunda-feira (12) às 16h na sede do TEA – Teatro Experimental de Arte que fica na Rua Carlos Laet no Indianópolis.

O público-alvo são estudantes do Colégio Nicanor Souto Maior, representantes de instituições culturais e pessoas interessadas no assunto. Não paga nada pra participar.

História

O teatrólogo nasceu em Bezerros, em 17 de junho de 1929. Seus primeiros trabalhos foram no teatro amador, a partir de 1948. Ele fundou  o Teatro de Amadores de Caruaru (TAC), ao se mudar para Caruaru, assumindo as funções de ator, iluminador, assistente de direção de diversos espetáculos. Em 1962, ele e sua esposa, Arary Marrocos Bezerra, criaram o Teatro Experimental de Arte (TEA). Em 1964, cria o Teatro da Universidade do Agreste (TUA).

Entre 1954 e 1980, participa como ator dos elencos das três companhias. Em mais de 40 anos de carreira e mais de 50 espetáculos encenados, de clássicos como “Antígona”, de Sófocles, ou “A via Sacra”, de Ghéon, a textos mais experimentais como “Feira de Caruaru”, estreia do caruaruense Vital Santos como dramaturgo, a “Ratos de Esgoto”, do baiano Vieira Neto. Diante de uma inegável dificuldade em decorar falas, decide arriscar-se na direção e, depois, lança-se à dramaturgia. Em 1975, leva à cena um de seus textos, “O Testamento”, com boa recepção.

Pelo projeto que fundou, teve mais 15 peças escritas, algumas ainda inéditas, sendo reconhecido como o autor e diretor mais atuante do TEA, o qual, em julho deste ano, completou 50 anos de existência em festa que reuniu artistas e autoridades.

Argemiro morreu no dia 24 de agosto de 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *