Primeiro Seminário Municipal de Direitos das Mulheres é realizado em Caruaru a partir desta terça (04)

Primeiro Seminário Municipal de Direitos das Mulheres é realizado em Caruaru a partir desta terça (04)

Entre os dias quatro e sete de dezembro, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), estará realizando no SENAC Caruaru o 1° Seminário Municipal de Direitos das Mulheres. O evento tem o intuito de promover uma formação sociopolítica para as mulheres, principalmente para as que fazem parte de movimentos sociais, comunidades rurais e urbanas, núcleos de estudos de gênero, assim como estudantes de áreas afins, com o objetivo de discutir a garantia de direitos humanos das mulheres. A intervenção faz parte das ações da campanha virtual “30 Dias Conhecendo os Direitos das Mulheres”, que está no ar pelo perfil oficial da Prefeitura de Caruaru no Instagram de dez de novembro à dez de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Nos quatro dias de evento sempre das 8h às 12h e das 14h às 17h, a plateia será formada por profissionais e estudantes das áreas envolvidas no seminário (advogados, professores, assistentes sociais, psicólogos, etc), além da sociedade civil pública. As inscrições serão realizadas na hora e para isso, basta levar um documento com foto.

Na programação, entre outras ações, está a defesa do painel “Estratégias de Organização Social – O Ativismo Sociopolítico de Mulheres Rurais e Urbanas”, que contará com a colaboração da presidente da ONG Mirim Brasil, Sylvia Siqueira Campos, uma das três brasileiras escolhidas pela ativista paquistanesa Malala Yousafzai para participar da Rede Gulmakai, destinada à defesa da educação de meninas de todo o mundo. A apresentação será no dia sete de dezembro, às 09h, quando também terá a organizadora do Movimento das Trabalhadoras Rurais do Nordeste, Verônica Santana, como palestrante. No mesmo dia será realizada a mesa de debate “Garantia de Direitos das Mulheres” com a professora mestrada em Direitos Humanos pela UFPE, Ana Maria Barros, a secretária da SPM – Caruaru, Juliana Gouveia, e a secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Maria Cordeiro.

Muitas outras participantes estão no cronograma do seminário. No primeiro dia de evento (04.11.18) será promovida uma mesa de discussão sobre garantia de direitos das mulheres envolvendo diversos grupos sociais com Silvinha Xukuru (indígenas), Choppely Glaudyston (LBT), Lucimary Passos (mulheres negras), Edvalda Leite Miranda (mulheres idosas) e Lucy Alves (mulheres com necessidades especiais). No dia cinco vai ter palestras abordando a Saúde da Mulher com as psicólogas Develyn Ribas e Jayce Mayara Mendes. Já no dia seis, a programação vai contar com a mesa de debate: “Toda Mulher Tem o Direito a Viver Sem Violência” com as palestrantes Cristiane Lina e a delegada da mulher de Caruaru, Jimena Gouveia, além de um minicurso sobre violência doméstica e familiar contra a mulher, que será ministrado pela instrutora Elba Ravane Alves e um representante do NUGEM da ASCES-UNITA.

Via Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *